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Produção de redação sobre conflitos de geração

Exemplo de análise de redação


Um conflito necessário


Embora sua intensidade seja exacerbada nos dias atuais, o choque de gerações é tão antigo quanto o conceito de geração, e é fundamental a manutenção da sociedade e do conhecimento.
Em antigos relatos gregos já é possível identificar conflitos entre gerações próximas, como pais e filhos; se fossem maléficos, tais questionamentos e rupturas não teriam permitido à humanidade chegar ao século 21.
A verdade é que a diversidade de paradigmas e conceitos sociais é fonte de inovação. Os bancos talvez sejam um dos melhores exemplos dessa convivência pacífica: buscam nos mais velhos a segurança, a confiabilidade, a experiência e, nos mais novos, a audácia, a rapidez e a inovação tecnológica. Este relacionamento reflete-se até em suas campanhas publicitárias, onde um senhor muito elegante, ao lado de uma jovem despojada, dizem: tradição e modernidade.
Não é fácil fundir paradigmas. Ambos precisam saber ceder e, principalmente, ouvir. Todos podem acrescentar na construção dessa nova sociedade, sem tornar crítica uma forma latente de preconceito: o de geração.
Mesmo as interações mais simples podem se beneficiar de novos conceitos. A geração tecnológica pode mostrar as vantagens de uma comunicação eletrônica rápida e eficaz; já os amantes do papel ensinaram a intimidade, o conteúdo e a eficiência de uma carta ou poema manuscrito.
O grande desafio é mostrar que não há melhores ou piores; os portais de comunicação e notícia podem coexistir perfeitamente com os cadernos e livros. Estes trazem notícias estruturadas, com maior análise e argumentação, mas que demandam tempo e experiência para serem elaboradas; aqueles trazem as manchetes quase em tempo real, com diversos recursos multimídia, mas carecem, muitas vezes, de uma análise crítica. A sociedade, ao aceitar ambas as gerações, beneficia-se de dois, as vezes até mais, pontos de vista e formas de pensar e expressar.
Os não adeptos às novas tecnologias podem alegar, por exemplo, que a internet isolou-nos em videogames, salas de bate-papo e tocadores de música digital, mas foi esta mesma internet que possibilitou a criação de imensas comunidades de software livre que tanto contribuem, gratuita e altruisticamente, para a sociedade e para o conhecimento.
Mais do que nunca, todas as gerações: pós-internet, pós-guerra, hippie, baby-boom, jovens empreendedores, depois divorciados, entre tontas outras, devem conhecer suas singularidades e seus conceitos, e saber que eles não se encaixam em todas as situações e todos os momentos; devem desenvolver o mais sutil e fundamental habilidade: empatia. Somente ela permite mesclar o melhor de todas as gerações sem levar à autodestruição.


(Fonte: Unicamp)



SEM RODEIOS: bem-sucedido nos aspectos discursivo e gramatical, o texto do candidato captura o leitor desde o início - aliás, a partir do título, que conjuga criatividade e coerência com a proposta -, convencendo-o de que está diante de um produto capaz de congregar ideias originais e adequadas ao que foi solicitado. Não seria fácil refutar os argumentos escolhidos: o riso ajuda a enfrentar os obstáculos da vida e aproxima as pessoas. O riso não se confunde com a obsessão e as manias. Enfim, o riso é saudável; é mesmo o melhor remédio.

VOCABULÁRIO APROPRIADO: o candidato demonstrou familiaridade com o tema proposto ao usar expressões como "software livre", "pós-internet", "baby boom", "hippie", "jovens empreendedores". É de se notar que essas expressões não apareceram nos textos da coletânea, o que evidencia o repertório pessoal do autor do texto. Usar de modo apropriado termos frequentemente associados ao tema enriquece e confere maior credibilidade ao texto.

REPERTÓRIO E PROGRESSIVIDADE: na redação considerada acima da média pela banca examinadora da Unicamp, o candidato relacionou história (mencionou alguns "antigos relatos gregos" para justificar sua afirmação inicial de que "o choque de gerações é tão antigo quanto o conceito de geração") e atualidade (citou os bancos como exemplo da convivência de diferentes gerações) para formular a sua tese (já explicitada, inclusive, no título do texto: "conflito necessário") de que todos podem acrescentar na construção dessa nova sociedade, sem tornar crítica uma forma latente de preconceito: o de geração.

PROJETO DE TEXTO: a estrutura de paragrafação foge do modelo comum nos textos dissertativo-argumentativos. Os períodos curtos contribuíram para a clareza do texto. Observe como a redação foi estruturada:

• Primeiro parágrafo: o autor do texto afirma que o conflito de gerações é antigo e apresenta a ideia de que ele é fundamental à manutenção da sociedade e do conhecimento (ideia que converge, principalmente, com o excerto 5).

•  Segundo parágrafo: sustenta a genérica expressão "antigo" fazendo menção aos tais "relatos gregos".

• No terceiro parágrafo estabelece exemplos que unem "modernidade e tradição" para desenvolvera ideia da manutenção da sociedade e do conhecimento. No quarto parágrafo constrói a tese de seu texto - a noção de geração é um preconceito que, se for substituído pela livre troca de informações entre as gerações, pode trazer benefícios a toda a sociedade (aproveitamento dos excertos 2 e 5).

• Quinto, sexto e sétimo parágrafos: o candidato enumera tipos de interações que podem ser proveitosas e apresenta a ideia de que diferentes tipos de conduta associados às gerações podem coexistir e interagir. Faz uma ressalva de que toda tecnologia, apesar de sofrer resistência por parte de uma ou outra geração, tem suas vantagens (aproveitamento dos excertos 1, 3 e 6).

•  Oitavo parágrafo: o candidato demonstrou bom domínio da pontuação ao combinar dois pontos e vírgulas para sintetizar sua conclusão - a de que a empatia pode ser solução para o conflito de gerações e a porta de entrada para a troca proveitosa de informações entre elas.