"" ✔ Credit Repair → 28: Exemplo de redaçao (abaixo da media) na Unicamp

Exemplo de redaçao (abaixo da media) na Unicamp


Na sociedade há convivência de diversas gerações, as quais se relacionam de forma distinta. Essas relações é normalmente caracterizada pelo conflito, exigindo o exercício contínuo de lidar com as diferenças.
Os conflitos são gerados por opiniões opostas, por exemplo, o uso efetivo do computador nas empresas, exarcebaram as diferenças entre os novos contratados e os antigos ocupantes do cargo, pois essa nova geração já tem conhecimento do uso computadorizado trazendo maior rentabilidade a eles.
Essas diferenças se evidenciam com o avanço da tecnologia, pois as novas gerações participam intensamente desse processo, adquirindo como consequência a experiência do mundo moderno.
As gerações se renovam e se transformam em um movimento constante, a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e sentir, fazendo da convivência entre gerações essenciais.
O relacionamento se faz necessário entre a sociedade, e uma geração deve-se adequar a outra, devido o ato de renovar opiniões e visões a cerca do mundo e das pessoas.


(Fonte: Unicamp)


Análise da redação


CÓPIA DA COLETÂNEA: o texto começa com a cópia da apresentação da coletânea e faz de cada parágrafo subsequente uma mera paráfrase, além das muitas cópias dos excertos 1,3,5 e 6. A norma culta foi desrespeitada algumas vezes - não observação da concordância verbal, uso inconveniente da vírgula entre sujeito e verbo, entre outros pequenos desvios. O vocabulário, bastante limitado, provocou repetições excessivas de alguns termos, o que também contribuiu para o empobrecimento geral do texto. Contudo, o principal responsável pela classificação "abaixo da média" desse texto talvez tenha sido mesmo a fragilidade do repertório do autor. Em nenhum momento há exemplos históricos ou citações de apoio que pudessem contribuir para uma possível tese. 0 autor se comportou como mero leitor da antologia e, em suas considerações, não ofereceu nenhuma leitura crítica que problematizasse o tema dado ou algo que pudesse exigir um pouco de atenção da banca examinadora.
(Com comentários da banca examinadora da Comvest - Unicamp 2010)