"" ✔ Credit Repair → 28: Exemplo de redação anulada na Unicamp

Exemplo de redação anulada na Unicamp

Sociedade Injusta



Somos parte de uma sociedade futurista, em que o momento presente é dedicado á busca contínua e desesperada pelo novo num curto espaço de tempo. É nesse contexto que o passado, não só em sua produção material, como também no seu aspecto cultural é considerado ultrapassado e distante do momento presente.
É certo que as diferentes gerações se reconstroem ao longo da História, na medida em que o pensamento humano evolui, porém é necessário considerar que tal evolução é produto de um processo que ainda guarda os resquícios do passado.
Quando falamos em escravidão, por exemplo, lembramo-nos, horrorizados, de um passado remoto, uma página da história que foi, para sempre, fechada, porém esse passado ainda persiste, uma vez que novas formas foram instaladas. O regime de trabalho nos canaviais paulistas, a designação de empregadas para o serviço doméstico são exemplos desse passado que se faz presente.
A produção tecnológica desenfreada decorrente da Revolução Industrial inseriu a perspectiva futurista de que o passado não mais interessa, da mesma forma que as pessoas esquecem para todo o sempre o antigo modelo do disckman e walkman para aderir ao MP4, etc, elas aceitam a realidade presente como um fato inquestionável e inevitável.


(Fonte: Unicamp)



NENHUM APROVEITAMENTO DA COLETÂNEA: aparentemente o candidato não teve tempo de articular as diversas ideias que apresentou e a busca por um exemplo histórico - a escravidão - mostrou-se excessiva e desequilibrou a progressividade. Dada essa situação, é possível que o texto tenha sido desclassificado por desvio do tema. (Com comentários da banca examinadora da Comvest - Unicamp 2010)