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Exemplo de redação anulada na Unicamp

Sociedade Injusta



Somos parte de uma sociedade futurista, em que o momento presente é dedicado á busca contínua e desesperada pelo novo num curto espaço de tempo. É nesse contexto que o passado, não só em sua produção material, como também no seu aspecto cultural é considerado ultrapassado e distante do momento presente.
É certo que as diferentes gerações se reconstroem ao longo da História, na medida em que o pensamento humano evolui, porém é necessário considerar que tal evolução é produto de um processo que ainda guarda os resquícios do passado.
Quando falamos em escravidão, por exemplo, lembramo-nos, horrorizados, de um passado remoto, uma página da história que foi, para sempre, fechada, porém esse passado ainda persiste, uma vez que novas formas foram instaladas. O regime de trabalho nos canaviais paulistas, a designação de empregadas para o serviço doméstico são exemplos desse passado que se faz presente.
A produção tecnológica desenfreada decorrente da Revolução Industrial inseriu a perspectiva futurista de que o passado não mais interessa, da mesma forma que as pessoas esquecem para todo o sempre o antigo modelo do disckman e walkman para aderir ao MP4, etc, elas aceitam a realidade presente como um fato inquestionável e inevitável.


(Fonte: Unicamp)



NENHUM APROVEITAMENTO DA COLETÂNEA: aparentemente o candidato não teve tempo de articular as diversas ideias que apresentou e a busca por um exemplo histórico - a escravidão - mostrou-se excessiva e desequilibrou a progressividade. Dada essa situação, é possível que o texto tenha sido desclassificado por desvio do tema. (Com comentários da banca examinadora da Comvest - Unicamp 2010)

Exemplo de redaçao (abaixo da media) na Unicamp


Na sociedade há convivência de diversas gerações, as quais se relacionam de forma distinta. Essas relações é normalmente caracterizada pelo conflito, exigindo o exercício contínuo de lidar com as diferenças.
Os conflitos são gerados por opiniões opostas, por exemplo, o uso efetivo do computador nas empresas, exarcebaram as diferenças entre os novos contratados e os antigos ocupantes do cargo, pois essa nova geração já tem conhecimento do uso computadorizado trazendo maior rentabilidade a eles.
Essas diferenças se evidenciam com o avanço da tecnologia, pois as novas gerações participam intensamente desse processo, adquirindo como consequência a experiência do mundo moderno.
As gerações se renovam e se transformam em um movimento constante, a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e sentir, fazendo da convivência entre gerações essenciais.
O relacionamento se faz necessário entre a sociedade, e uma geração deve-se adequar a outra, devido o ato de renovar opiniões e visões a cerca do mundo e das pessoas.


(Fonte: Unicamp)


Análise da redação


CÓPIA DA COLETÂNEA: o texto começa com a cópia da apresentação da coletânea e faz de cada parágrafo subsequente uma mera paráfrase, além das muitas cópias dos excertos 1,3,5 e 6. A norma culta foi desrespeitada algumas vezes - não observação da concordância verbal, uso inconveniente da vírgula entre sujeito e verbo, entre outros pequenos desvios. O vocabulário, bastante limitado, provocou repetições excessivas de alguns termos, o que também contribuiu para o empobrecimento geral do texto. Contudo, o principal responsável pela classificação "abaixo da média" desse texto talvez tenha sido mesmo a fragilidade do repertório do autor. Em nenhum momento há exemplos históricos ou citações de apoio que pudessem contribuir para uma possível tese. 0 autor se comportou como mero leitor da antologia e, em suas considerações, não ofereceu nenhuma leitura crítica que problematizasse o tema dado ou algo que pudesse exigir um pouco de atenção da banca examinadora.
(Com comentários da banca examinadora da Comvest - Unicamp 2010)

Produção de redação sobre conflitos de geração

Exemplo de análise de redação


Um conflito necessário


Embora sua intensidade seja exacerbada nos dias atuais, o choque de gerações é tão antigo quanto o conceito de geração, e é fundamental a manutenção da sociedade e do conhecimento.
Em antigos relatos gregos já é possível identificar conflitos entre gerações próximas, como pais e filhos; se fossem maléficos, tais questionamentos e rupturas não teriam permitido à humanidade chegar ao século 21.
A verdade é que a diversidade de paradigmas e conceitos sociais é fonte de inovação. Os bancos talvez sejam um dos melhores exemplos dessa convivência pacífica: buscam nos mais velhos a segurança, a confiabilidade, a experiência e, nos mais novos, a audácia, a rapidez e a inovação tecnológica. Este relacionamento reflete-se até em suas campanhas publicitárias, onde um senhor muito elegante, ao lado de uma jovem despojada, dizem: tradição e modernidade.
Não é fácil fundir paradigmas. Ambos precisam saber ceder e, principalmente, ouvir. Todos podem acrescentar na construção dessa nova sociedade, sem tornar crítica uma forma latente de preconceito: o de geração.
Mesmo as interações mais simples podem se beneficiar de novos conceitos. A geração tecnológica pode mostrar as vantagens de uma comunicação eletrônica rápida e eficaz; já os amantes do papel ensinaram a intimidade, o conteúdo e a eficiência de uma carta ou poema manuscrito.
O grande desafio é mostrar que não há melhores ou piores; os portais de comunicação e notícia podem coexistir perfeitamente com os cadernos e livros. Estes trazem notícias estruturadas, com maior análise e argumentação, mas que demandam tempo e experiência para serem elaboradas; aqueles trazem as manchetes quase em tempo real, com diversos recursos multimídia, mas carecem, muitas vezes, de uma análise crítica. A sociedade, ao aceitar ambas as gerações, beneficia-se de dois, as vezes até mais, pontos de vista e formas de pensar e expressar.
Os não adeptos às novas tecnologias podem alegar, por exemplo, que a internet isolou-nos em videogames, salas de bate-papo e tocadores de música digital, mas foi esta mesma internet que possibilitou a criação de imensas comunidades de software livre que tanto contribuem, gratuita e altruisticamente, para a sociedade e para o conhecimento.
Mais do que nunca, todas as gerações: pós-internet, pós-guerra, hippie, baby-boom, jovens empreendedores, depois divorciados, entre tontas outras, devem conhecer suas singularidades e seus conceitos, e saber que eles não se encaixam em todas as situações e todos os momentos; devem desenvolver o mais sutil e fundamental habilidade: empatia. Somente ela permite mesclar o melhor de todas as gerações sem levar à autodestruição.


(Fonte: Unicamp)



SEM RODEIOS: bem-sucedido nos aspectos discursivo e gramatical, o texto do candidato captura o leitor desde o início - aliás, a partir do título, que conjuga criatividade e coerência com a proposta -, convencendo-o de que está diante de um produto capaz de congregar ideias originais e adequadas ao que foi solicitado. Não seria fácil refutar os argumentos escolhidos: o riso ajuda a enfrentar os obstáculos da vida e aproxima as pessoas. O riso não se confunde com a obsessão e as manias. Enfim, o riso é saudável; é mesmo o melhor remédio.

VOCABULÁRIO APROPRIADO: o candidato demonstrou familiaridade com o tema proposto ao usar expressões como "software livre", "pós-internet", "baby boom", "hippie", "jovens empreendedores". É de se notar que essas expressões não apareceram nos textos da coletânea, o que evidencia o repertório pessoal do autor do texto. Usar de modo apropriado termos frequentemente associados ao tema enriquece e confere maior credibilidade ao texto.

REPERTÓRIO E PROGRESSIVIDADE: na redação considerada acima da média pela banca examinadora da Unicamp, o candidato relacionou história (mencionou alguns "antigos relatos gregos" para justificar sua afirmação inicial de que "o choque de gerações é tão antigo quanto o conceito de geração") e atualidade (citou os bancos como exemplo da convivência de diferentes gerações) para formular a sua tese (já explicitada, inclusive, no título do texto: "conflito necessário") de que todos podem acrescentar na construção dessa nova sociedade, sem tornar crítica uma forma latente de preconceito: o de geração.

PROJETO DE TEXTO: a estrutura de paragrafação foge do modelo comum nos textos dissertativo-argumentativos. Os períodos curtos contribuíram para a clareza do texto. Observe como a redação foi estruturada:

• Primeiro parágrafo: o autor do texto afirma que o conflito de gerações é antigo e apresenta a ideia de que ele é fundamental à manutenção da sociedade e do conhecimento (ideia que converge, principalmente, com o excerto 5).

•  Segundo parágrafo: sustenta a genérica expressão "antigo" fazendo menção aos tais "relatos gregos".

• No terceiro parágrafo estabelece exemplos que unem "modernidade e tradição" para desenvolvera ideia da manutenção da sociedade e do conhecimento. No quarto parágrafo constrói a tese de seu texto - a noção de geração é um preconceito que, se for substituído pela livre troca de informações entre as gerações, pode trazer benefícios a toda a sociedade (aproveitamento dos excertos 2 e 5).

• Quinto, sexto e sétimo parágrafos: o candidato enumera tipos de interações que podem ser proveitosas e apresenta a ideia de que diferentes tipos de conduta associados às gerações podem coexistir e interagir. Faz uma ressalva de que toda tecnologia, apesar de sofrer resistência por parte de uma ou outra geração, tem suas vantagens (aproveitamento dos excertos 1, 3 e 6).

•  Oitavo parágrafo: o candidato demonstrou bom domínio da pontuação ao combinar dois pontos e vírgulas para sintetizar sua conclusão - a de que a empatia pode ser solução para o conflito de gerações e a porta de entrada para a troca proveitosa de informações entre elas.